Análise Fotográfica



As imagens que serão mostradas a seguir foram modificadas por mim para facilitar a leitura da composição fotográfica realizada pelos artistas.


Marcel Gautherot

Nascido na França e naturalizado no Brasil, Gautherot era arquiteto de formação e a fotografia veio do desejo de viajar por outros lugares. Após ler um livro do Jorge Amado, Marcel manifestou muito interesse pela cultura brasileira e veio para o País.

Da série "Brasília"

Durante a construção de Brasília, por ter uma relação de proximidade com Oscar Niemeyer, Gautherot foi convidado para documentar todo o processo de criação da nova capital. A foto acima foi escolhida pois ilustra muito bem o estilo compositivo do artista. A princípio, nota-se que a imagem possui um forte rigor geométrico, pois é igualmente dividida entre o plano do céu e o plano do chão. Além disso, toda a composição da neblina, das sombras e das construções aparecendo ao fundo, quase que como uma miragem, cria uma atmosfera onírica de Brasília. Cabe dizer também que essa imagem romantizada e irreal gerada em cima da construção de Brasília mascara a realidade de trabalho escravo e muitas outras injustiças sociais que acontecia na época. 

Claudia Andujar

"É através da imagem do outro que cheguei a me conhecer e cheguei a entender o amor que nutro pela vida; a angústia de poder penetrar e captar o ser no seu íntimo; uma imagem que acaba de se refletir em mim" - Claudia Andujar.

Nasceu!

A fotografia "Nasceu!" possui uma lógica compositiva espontânea e rica em detalhes que direciona o olhar do observador de uma forma gradativa (da esquerda para a direita; de cima para baixo), até que ele chegue de encontro ao recém-nascido. Além disso, adicionei o fibonacci à imagem para evidenciar que todo o enfoque central da foto está direcionado ao nascimento do bebê. 

Susan Meiselas

Integrante da agência Magnum desde 1976, Meiselas tornou-se conhecida principalmente pelo trabalho em zonas de conflito na América Central, cobrindo uma vasta gama de temas como direitos humanos, identidade cultural e indústria do sexo.

Soldados revistam passageiros

A fotografia "Soldados revistam passageiros", assim como na "Nasceu!", também possui uma lógica compositiva de gradação da qual direciona o expectador a ler a imagem da esquerda para a direita e de cima para baixo. Nessa foto, entretanto, não há apenas um ponto central de enfoque, e sim uma gradação de fatos expostos pelas sombras dos passageiros sendo rendidos por soldados armados. Sobre isso, há uma questão muito interessante que é a violência ser representada somente por meio de sombras. Ainda que sejam apenas sombras distorcidas, é possível compreender grande parte do contexto da imagem.





Comentários

Postagens mais visitadas